Temperaturas máximas no Ceará tendem a se elevar no período da tarde até esta quarta-feira, 2, podendo alcançar valores que chegam até os 36 graus Celsius (°C).
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a causa é a diminuição da nebulosidade esperada para as macrorregiões localizadas no centro-sul do Estado (principalmente no Cariri, sul dos Inhamuns e sul da Jaguaribana). Leia sobre como se proteger.
A previsão do tempo até esta quarta-feira, 2, aponta condição favorável para chuva ao norte do território, que inclui as macrorregiões do Litoral, Ibiapaba e Maciço de Baturité.
Nas demais áreas são esperadas poucas precipitações, as quais tendem a ocorrer de forma isolada em períodos específicos.
Nesta terça-feira, 1º, e nesta quarta, 2, os maiores acumulados devem se manter ao norte do Estado (Litoral, Ibiapaba e norte do Sertão Central), onde a cobertura de nebulosidade deve ficar entre parcialmente nublado a nublado.
No litoral, a tendência é que as pluviosidades aconteçam mais para o meio e fim da manhã desta terça, enquanto na quarta já ocorram pela madrugada e se estendam nos períodos matutinos e vespertinos.
De modo geral, a intensidade das chuvas previstas deve variar de fraca a moderada.
As chuvas previstas devem ocorrer em razão da formação de áreas de instabilidades, efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, temperatura e umidade elevadas, interação dos ventos com o relevo e também pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (Zcit).
O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) tende a deslocar do centro e se afastar nos próximos dias em direção ao norte do Brasil.
Choveu em 12 cidades do Ceará
Ceará tem 12 municípios com registro de chuvas entre 7 horas de segunda-feira, 31, e 7 horas desta terça, segundo balanço parcial da Funceme.
As precipitações concentram-se principalmente no Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Cariri.
Não há aviso de perigo para chuvas intensas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fonte- O Povo