De onde vem o poder?

Que poder é esse que emana do povo, mas não o contempla sequer com os benefícios usuais?
Compartilhe

Há uma controvérsia histórica e universal com relação a quem verdadeiramente detém o poder, se o povo ou os governantes. A palavra democracia é formada por dois vocábulos gregos que, juntos, implicam uma concepção singular de relações entre governados e governantes: “demos” significa povo ou muitos, enquanto “kracia” quer dizer governo ou autoridade.

Explicando melhor: democracia é um sistema de governo no qual o poder político é exercido pelo povo, seja diretamente ou através de representantes eleitos. Nesse sistema, os cidadãos têm o direito de participar das decisões políticas, seja por meio do voto em eleições ou de outras formas de participação cívica. A democracia também envolve o respeito aos direitos individuais e às liberdades civis, assim como a separação de poderes entre os diferentes órgãos do Estado. Em resumo, a democracia busca garantir a participação, a igualdade e a liberdade dos cidadãos na condução dos assuntos públicos.

Tudo o que você leu até agora, não passa de uma velha utopia que insiste em ser permanente, exaltada e até endeusada pelos que a pregam por um lado e a renegam por outro. Que poder é esse que emana do povo, mas não o contempla sequer com os benefícios usuais? Que democracia é essa que transfere poderes para quem maltrata o povo?

Diante das pregações ridículas de que vivemos num país democrático pleno, mas com o dono do poder vivendo na miséria? Não seria a mesma coisa de dizer que o inferno é frio e divertido; ou que em casa o marido tem o poder, mas quem manda é a mulher. É assim que acontece ou se parece?

Você pode gostar

O estado do Pará foi o mais afetado, com 7,3 milhões de hectares queimados, seguido por Mato Grosso, com 6,8 milhões
A notícia que a família tanto aguardava chegou após um longo período na fila de transplantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *