Afinal, o que está acontecendo com o Mundo, que fica estranho a cada dia? Por mais que tenhamos mentes evolutivas, diversos episódios nos causam surpresas e espantos de forma sistemática, evidenciando uma corrida de astrônomos e cientistas por novos mundos, mesmo antes de conhecerem o que os acolhe.
A mente do homem é sempre incansável e ansiosa. Isto faz com que ele encontre dificuldades para obter sucesso. A vida é bastante curta e nem sempre permite que possamos realizar tudo o que projetamos. Nesse caso, cabe a compreensão de que não sabemos e nem podemos tudo, pois acima de nós há uma soberania que não se explica ou se deixa ser revelada.
Observa-se que toda a astronomia está ligada no Cosmos, acompanhando ininterruptamente as trajetórias dos astros e em busca de novos planetas habitáveis, como foi a Terra, antes do homem aparecer. A exasperação pode ser comparada a de um sem teto, que vê o tempo nublar sem ter onde abrigar-se. Muito embora tenha chegado a esse ponto, os desatinos praticados contra a natureza só crescem e diminuem a condição de sobrevivência de seres vivos num futuro não muito distante.
Há uma corrida maluca dos homens em busca de novos mundos para destruir. A destruição do planeta Terra não é suficiente para satisfazer a ganância humana, que por sua vez quer conquistar novos mundos e fazer mais vítimas de sua desmedida brutalidade devastadora, que não respeita nenhum dos elementos que compõem à vida.