Um avião realizou um pouso de emergência na noite do último sábado (28) no Canadá, conforme informado pelo Toronto Star, jornal local. A aeronave aterrissou sem o trem de pouso e, felizmente, nenhum dos 73 passageiros a bordo morreu ou sofreu ferimentos graves.
O incidente ocorreu por volta das 21h30 no horário local (22h30 no horário de Brasília), segundo Tiffany Chase, porta-voz do Aeroporto Internacional de Halifax Stanfield. O avião estava completando uma viagem doméstica de St. John’s, na parte leste do país, quando apresentou problemas ao acionar o trem de pouso. A aeronave deslizou “de barriga” pelo asfalto, pegando fogo no processo.
Peter Fitzpatrick, porta-voz da Air Canada, afirmou que a principal suspeita é uma falha na engrenagem do trem de pouso. Uma passageira, Nikki Valentine, relatou à CBC que “o avião ficou cerca de 20 graus inclinado para a esquerda e balançou bastante. Vimos fogo do lado esquerdo e a fumaça entrou pelas janelas”.
Chase informou que as operações no aeroporto de Halifax estão suspensas até que as causas do acidente sejam esclarecidas. Até o momento da publicação desta reportagem, não havia detalhes sobre a gravidade dos ferimentos ou sobre a reabertura do aeroporto para pousos e decolagens.