A maioria destas pessoas dormem em abrigos, praças ou em calçadas
Nas ruas de Sobral é perceptível o aumento de pessoas em situação de rua. O Portal Paraíso não conseguiu contato com órgãos como o IBGE local ou Prefeitura para saber o número exato dessa população, mas está cada dia mais comum parar nos semáforos da cidade e ser abordado por alguém pedindo para limpar o parabrisa do carro ou pedir dez centavos. A maioria destas pessoas dormem em abrigos, praças ou em calçadas. Mas nem todos são desabrigados, alguns ainda têm familiares e só vão em casa às vezes para dormir.
Muitos destes moradores de rua não dormem à noite e aproveitam para furtar hidrômetros, fios de cobre ou até mesmo invadir lojas, crimes relatados diversas vezes na imprensa sobralense. Na maioria dos casos o furto destes produtos é para alimentar o vício de uso de drogas ou álcool que sempre tem um receptador para comprar.
A situação mostra que tudo começou, em primeiro lugar, com a falha da família e em segundo com a falta de políticas públicas mais eficazes do poder público para combater a evasão escolar e o desemprego. O fechamento do comércio em Sobral assinala para mais pessoas desempregadas, pois o fechamento de uma empresa significa demissão de funcionários e a falência do comércio.
O Portal Paraíso tentou falar com alguns dos moradores de rua, mas o convite foi rejeitado por todos, mas comentaram que a cada dia fica mais difícil conseguir ganhar “uns trocados” porque o uso de dinheiro em espécie está ficando escasso por causa do pix.