A Prefeitura foi multada pela Semace em duas estações de elevações e um de tratamento por jogar esgoto puro na natureza
A Prefeitura de Sobral, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sobral, está realizando fiscalização nas ruas da cidade para descobrir eventuais esgotos residenciais ligados à rede de drenagem. Caso alguma residência esteja com a ligação clandestina no sistema de drenagem, o dono receberá um laudo e terá que se dirigir ao Saae. A ação é auxiliada por um robô e outros dois métodos como da fumaça e corante.
O robô é equipado com câmera e iluminação e será usado nas galerias maiores para identificar esgoto no sistema. A fumaça e o corante serão usados nas drenagens onde o robô não cabe. Algumas residências de Sobral já receberam a visita dos técnicos que adicionam um corante no sanitário e depois da descarga é verificado se a água com o produto caem no sistema de drenagem.
A reportagem do Sistema Paraíso acompanhou o trabalho de uma das equipes que estavam realizando a fiscalização na rua Dom Walfrido Teixeira Vieira, no bairro Parque Silvana II. Os servidores estavam usando o teste da fumaça que consiste em inserir através de um equipamento, fumaça na tubulação do sistema de drenagem que identificará as casas que tiverem ligações clandestinas.
No bairro Campo dos Velhos, na rua Marechal Castelo Branco, os moradores reclamaram que no logradouro não existe sistema de esgotamento sanitário e que todas as casas estão ligadas no único sistema existente na via que é o de drenagem. As casas que foram notificadas receberam um prazo de 30 dias para regularizar a situação.