Chuvas de pré-estação em Sobral causa alagamentos

Compartilhe

A Funceme divulgou que as chuvas que atingem o estado deverão diminuir até sexta-feira (6)

Na tarde desta quarta-feira (4), por volta das 13h uma chuva que durou aproximadamente 1h30 alagou vários pontos com histórico de alagamentos em Sobral. Moradores do bairro José Euclides (Terrenos Novos), reclamaram do sistema de esgotamento sanitário que não suportou o volume de água e estourou em vários trechos das ruas do bairro.

Outro ponto onde foi registrado um grande alagamento foi no cruzamento das avenidas Dom José com a Eurípedes Ferreira Gomes que ficou intransitável para carros de passeio. O local de acordo com os moradores sempre alaga quando chove mais forte.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas vão continuar, mas a tendência é que a partir desta quinta-feira (5) perca força até a sexta-feira (6). As precipitações estão associadas à atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo núcleo, nesta quarta-feira, está localizado na costa leste do Nordeste Brasileiro e sua borda oeste sobre o estado do Ceará.

A Funceme afirma que as chuvas fazem parte da pré-estação chuvosa (dezembro e janeiro) no Nordeste e são causadas pelo VCAN, através do sistema de baixa pressão em altos níveis (aproximadamente 10 km de altura) ocasionando chuvas principalmente em suas bordas.

A situação favorece o desenvolvimento de nuvens do tipo Cumulonimbus e chuvas em todas as macrorregiões do estado. O deslocamento do VCAN para oeste deverá atuar, principalmente na sexta-feira, sobre o Ceará, diminuindo a intensidade das chuvas.

A temperatura mínima deverá ficar em torno de 18ºC no Maciço do Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns. Já a máxima deverá ficar em torno de 36ºC no Cariri, Litoral Norte (Sobral), Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana, especialmente na tarde desta quarta-feira com aumento para 38ºC na sexta-feira. A umidade relativa do ar deve se manter acima de 30%.

Você pode gostar

O encontro foi uma oportunidade para alinhar estratégias e discutir propostas de melhorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade