Enem 2024 registra 12 redações com nota máxima

O resultado das redações reforça o papel do exame como termômetro da qualidade educacional
Compartilhe

A edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revelou que 12 participantes alcançaram a nota máxima na redação, sendo um deles aluno de escola pública, de Minas Gerais. Os demais estudantes que obtiveram nota mil estão distribuídos entre Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (13), o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do desempenho dos estudantes e anunciou uma iniciativa para valorizar os esforços educacionais no país. “O presidente vai lançar um prêmio de reconhecimento aos resultados da educação básica no Brasil – inclusive o resultado do Enem”, afirmou o ministro.

Segundo Santana, a premiação terá categorias que irão valorizar municípios, estados, redes e escolas, com o objetivo de dar mais visibilidade e reconhecimento aos avanços educacionais no país. “É uma forma de reconhecer, de dar transparência mais ainda aos resultados e de reconhecer os esforços das redes de educação em todo o Brasil”, completou.

Além dos destaques individuais, o ministro ressaltou o aumento da nota média de redação do Enem, que subiu para 660 pontos em 2024, 15 pontos acima da média registrada em 2023. Para Camilo Santana, o avanço é significativo e reflete melhorias no desempenho dos estudantes.

O resultado das redações reforça o papel do exame como termômetro da qualidade educacional e evidencia as disparidades ainda existentes entre as redes de ensino público e privado, ressaltando a necessidade de estratégias que ampliem as oportunidades e o acesso à educação de qualidade para todos.

Você pode gostar

A produção em larga escala, necessária para atender à demanda nacional, é o principal desafio no momento
O direito representa um passo significativo para a inclusão de pessoas trans na educação básica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade