Inscrições abertas para o exame de proficiência em português Celpe-Bras 2025

s provas serão aplicadas entre os dias 11 e 14 de março
Compartilhe

As inscrições para o exame de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2025/1 já estão disponíveis e podem ser feitas até 17 de janeiro por meio do Sistema Celpe-Bras. As provas serão aplicadas entre os dias 11 e 14 de março, em diversos postos aplicadores no Brasil e no exterior.

Durante a inscrição, os candidatos devem informar o país e o local onde desejam realizar o exame, além de dados pessoais como número do passaporte ou documento de identificação, data de nascimento, e-mail e telefone. Quem precisar de atendimento especializado ou optar pelo uso de nome social deve solicitar esses serviços no ato da inscrição, anexando os documentos comprobatórios exigidos.

O Celpe-Bras, conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é reconhecido pelo Ministério da Educação como a principal certificação de proficiência em português para estrangeiros. O exame é amplamente aceito em instituições de ensino superior e para validação de diplomas de profissionais estrangeiros no Brasil.

A prova escrita, com duração de até três horas, avalia a produção textual por meio de tarefas que combinam diferentes habilidades em língua portuguesa. Já a parte oral consiste em uma interação de 20 minutos entre o participante e dois avaliadores. A avaliação final considera o desempenho em ambas as etapas.

O cronograma do exame inclui o período para pagamento da taxa de inscrição até 22 de janeiro, homologação do posto aplicador até 24 de janeiro e a divulgação dos resultados das solicitações de atendimento especializado ou nome social em 24 de janeiro. Recursos poderão ser apresentados entre 27 e 31 de janeiro, com os resultados finais sendo divulgados em 3 de fevereiro.

Os candidatos terão acesso ao resultado final das provas no dia 27 de maio, consolidando o processo de certificação que permite o ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, além de facilitar o reconhecimento de diplomas para atuação no mercado de trabalho brasileiro.

Você pode gostar

A ex-gestora pretende registrar um Boletim de Ocorrência e solicitar uma medida protetiva para garantir sua segurança
Caso seja aprovado, o projeto interromperá o pagamento de remuneração, adicionais e gratificações aos militares acusados
A declaração foi feita pelo ministro da AGU, Jorge Messias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *