Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025. Os interessados têm até às 23h59 do dia 28 de janeiro para realizar o procedimento, que é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É necessário ter uma conta no Gov.br para efetuar o cadastro.
O Ministério da Educação (MEC) destaca que para participar é indispensável atender a alguns critérios. O candidato precisa ter concluído o ensino médio, participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou 2024, obtido pelo menos 450 pontos na média das cinco provas e não zerado a redação. Além disso, não será permitido que candidatos que participaram do Enem como treineiros se inscrevam.
Outros requisitos incluem ter cursado o ensino médio integral ou parcialmente em escolas públicas ou privadas como bolsista, ser pessoa com deficiência ou atuar como professor da rede pública, no caso de inscrições para licenciatura e pedagogia. Para pleitear uma bolsa integral, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse 1,5 salário mínimo, enquanto para bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos. Professores da rede pública não precisam comprovar requisitos de renda.
No momento da inscrição, os candidatos podem optar por concorrer às bolsas de ampla concorrência ou destinadas a políticas afirmativas, que contemplam pessoas com deficiência e autodeclaradas pardas, pretas ou indígenas. A classificação será baseada na melhor média obtida no Enem e na ordem de prioridade estabelecida pelo edital.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de fevereiro, e os pré-selecionados terão até 17 de fevereiro para entregar a documentação necessária na instituição escolhida. A segunda chamada será publicada em 28 de fevereiro, e quem não for contemplado poderá participar da lista de espera, cuja inscrição estará disponível nos dias 26 e 27 de março. O resultado da lista será liberado no dia 1º de abril.
Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. O programa tem como objetivo principal beneficiar estudantes de baixa renda que ainda não possuem diploma de nível superior. Para mais informações, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.