O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promove nesta terça-feira, 25 de fevereiro, o webinário “Somando Vozes por Toda Matemática”. O evento, transmitido pelo canal do MEC no YouTube, faz parte das ações preliminares ao lançamento do Programa Toda Matemática, com o objetivo de mobilizar as redes de ensino em torno da importância do aprendizado da disciplina na educação básica.
Marcado para as 15h (horário de Brasília), o webinário reforça o compromisso do MEC em melhorar o ensino de matemática e incentivar a participação das secretarias de educação na Escuta Nacional de Professores que Ensinam Matemática. A iniciativa visa compreender os desafios enfrentados pelos docentes, além de mapear seus perfis, expectativas e necessidades para a formulação de uma política nacional voltada ao ensino da disciplina.
Os temas abordados incluirão os princípios para uma política educacional em matemática, o ensino e a aprendizagem da disciplina nas escolas e universidades, as Olimpíadas de Professores de Matemática (OPMbr), as comunidades de prática e a relevância do conhecimento pedagógico na aprendizagem dos estudantes.
Entre os participantes confirmados estão a coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias; a professora da PUC-Campinas e coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Matemática da Anped, Celi Lopes; o subsecretário de Ensino da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Adriano Giglio; o estudante Otávio Gonçalves, medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; o professor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jorge Lira; e o professor da rede estadual do Maranhão e medalhista da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio, Rubens Netto. Também participará a equipe da Coordenação-Geral do Ensino Fundamental (Cogef) do MEC.
A iniciativa reforça a necessidade de unir esforços para fortalecer a educação matemática no Brasil, promovendo debates e estratégias para aprimorar a qualidade do ensino da disciplina em todas as etapas da educação básica.