A decisão de adiantar a publicação havia sido anunciada no último domingo
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (14) os gabaritos e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, antecipando a data inicialmente prevista para o próximo dia 20. A decisão de adiantar a publicação havia sido anunciada no último domingo pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A consulta aos gabaritos e aos cadernos, separados pelas cores (verde, cinza, azul e amarelo) e pelos dias de aplicação (3 e 10 de novembro), pode ser feita no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Além disso, o Inep informou a anulação de uma questão de ciências da natureza: a pergunta foi retirada do cálculo da proficiência dos participantes. Os itens anulados variam conforme a cor do caderno de prova – número 124 no caderno verde, 100 no cinza, 129 no azul e 102 no amarelo.
Para garantir a acessibilidade, o Inep disponibilizou versões adaptadas dos cadernos e gabaritos para leitores de tela, voltadas a participantes com deficiência visual. Com o uso de tecnologias assistivas, como o programa NVDA (NonVisual Desktop Access), esses participantes podem ouvir o conteúdo textual, permitindo um acesso facilitado às informações.
Participantes que não compareceram aos dois dias de prova por questões logísticas ou condições de saúde têm até esta sexta-feira (15), às 23h59, para solicitar a reaplicação, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro. Segundo o Inep, esta será a única reaplicação do Enem neste ano.
Os candidatos que participaram dos dois dias do exame e fazem parte do programa Pé-de-Meia, iniciativa que oferece apoio financeiro a estudantes de escolas públicas, receberão uma parcela extra de R$ 200 até o final de novembro. O valor será depositado em uma conta poupança aberta na Caixa Econômica Federal, sendo o pagamento realizado após a conclusão do ensino médio.
Realizado em mais de 1.700 municípios e com quase 4,33 milhões de inscrições confirmadas, o Enem 2024 contou com uma taxa de presença de 73,4% no primeiro dia e 69,4% no segundo. Em janeiro de 2025, o Inep divulgará os resultados finais do exame, consolidado como o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, beneficiando estudantes por meio de programas como o Sisu, ProUni e Fies, além de facilitar a admissão em instituições portuguesas que aceitam as notas do Enem em seus processos seletivos.