MEC inicia pesquisa para avaliar a incorporação dos livros do PNLD nas práticas pedagógicas

A consulta será realizada por meio de um formulário online enviado aos dirigentes e secretários municipais de educação
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O Ministério da Educação (MEC) deu início a uma pesquisa para avaliar como as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) têm sido incorporadas ao cotidiano pedagógico das escolas em todo o Brasil. A consulta será realizada por meio de um formulário online enviado aos dirigentes e secretários municipais de educação, com prazo para resposta até 31 de janeiro. A pesquisa também pode ser acessada através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec).

Esta é a primeira ação do MEC para diagnosticar o impacto do PNLD nas práticas de ensino, e a expectativa é que outras pesquisas sejam realizadas em 2025 para aprofundar o levantamento de informações. O objetivo principal da pesquisa é entender de que forma os livros do PNLD contribuem para uma educação de qualidade e como afetam o processo de ensino-aprendizagem nas escolas.

A pesquisa é promovida pela Secretaria de Educação Básica do MEC, com o apoio de instituições como o Instituto Reúna, o FNDE, a Undime e o Consed. O primeiro ciclo de avaliação contou com a participação dos professores, que contribuíram com suas percepções sobre o programa. O MEC busca, por meio deste diagnóstico, implementar melhorias no programa para aprimorar a qualidade do ensino no Brasil.

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