Monografia de egressa do jornalismo Uninta recebe carta de agradecimento do papa Francisco

Compartilhe

A forma como a Igreja Católica usa as redes sociais para a evangelização, tendo o perfil do Twitter do Papa Francisco como objeto de pesquisa, foi o tema da monografia defendida pela então estudante do curso de Jornalismo do Uninta, Dalila Lima, em 2017.

O jornalista assume cada vez mais o papel de empreendedor, podendo criar e administrar sua própria agência ou escritório, com remuneração atrativa e geração de empregos.

O que seria mais um trabalho de conclusão de curso, restrito à banca avaliadora, ganhou um novo capítulo após alcançar um leitor, em especial: o próprio Santo Padre. O trabalho, enviado pela agora jornalista, egressa do Uninta, chegou ao Vaticano que, por meio de uma carta, transmitiu seu agradecimento e a bênção do pontífice à autora.

Papa Francisco

“O Santo Padre, tendo apreciado os sentimentos que motivaram a sua carta, confiou-me o encargo de vir exprimir o seu agradecimento e recordar a senhora Dalila aquilo que disse na mensagem do dia 30 de junho de 2020, para a Catholic Media Conference, promovida pela Associação de Imprensa Católica: Precisamos de meios de comunicação capazes de construir pontes, defender a vida e derrubar muros, visíveis e invisíveis que impeçam o diálogo sincero e a verdadeira comunicação entre pessoas e comunidades”, diz um trecho do documento.

A jornalista, de 28 anos, fala sobre a repercussão positiva do seu trabalho. “Estou muito feliz. Saber que meu trabalho está repercutindo e que outros pesquisadores estão querendo lê-lo me enche de gratidão. Usei o Papa Francisco no meu trabalho, por ele estar presente diariamente nas redes sociais evangelizando, passando sua mensagem. O Santo Padre é conhecido como o ‘Papa dos Likes’. Espero que esta monografia sirva de inspiração para muitos outros estudantes”, destaca.

Prof. Me. Thiago Mena

O coordenador do curso, Prof. Me. Thiago Mena B. Viana, ressalta a importância da produção acadêmica na graduação e parabeniza a egressa. “O trabalho da Dalila é inovador, quando ela consegue promover o encontro desses dois caminhos, o percurso religioso com a ciência. Isso é muito bom, é uma grande conquista. No curso de jornalismo do Uninta, sempre orientamos e incentivamos os estudantes à produção acadêmica e também a escrita com temas que eles têm afinidade, e quando isso acontece, conseguimos notar os resultados positivos”, conclui.

SOBRE O CURSO

Curso de Bacharelado em Jornalismo do Uninta

CONHEÇA O JORNALISMO

O jornalista é um profissional da área de Comunicação, que tem a importante missão de levar informação para todos. Por isso, são características indispensáveis a seriedade e o compromisso com a apuração dos fatos. No jornalismo, há várias mídias como a televisão, o rádio, a internet, os jornais e as revistas, que geram diferentes oportunidades em diferentes cargos, além da assessoria de imprensa, muito presente no mercado de trabalho.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os jornalistas podem atuar junto a emissoras de televisão, rádios, empresas de diversos segmentos, órgãos públicos e do terceiro setor ou até mesmo empreender abrindo seus próprios negócios e trabalhando diretamente no setor de serviços, além das novas oportunidades que surgem com a constante evolução da internet e redes sociais. As funções a serem exercidas nas mídias são diversas, desde a produção de notícias e conteúdos, redação, edição, supervisão, reportagem, assessoria, até a direção.

ESTUDE JORNALISMO NO UNINTA

Desde os primeiros semestres, sob a supervisão de professores experientes na comunicação e na ação pedagógica, os futuros jornalistas deste curso autorizado com nota máxima pelo MEC vivenciam a prática no campo do telejornalismo, por meio do projeto WebTV Uninta; podcast, através do programa Alô Universitário e do projeto Educomunicação: o Jornalismo na escola; e no jornalismo online com a Agência JR de Comunicação. Os projetos desenvolvidos pelo curso podem ser acompanhados no site www.jornalismo.uninta.edu.br

O curso de Jornalismo do Uninta proporciona aos estudantes uma formação completa, dispondo de uma infraestrutura com estúdios de rádio, fotografia e de televisão, além de laboratórios de informática.

GRADUAÇÃO E ALÉM

A empregabilidade é mais um ponto forte. Tendo em vista a grande variedade de atuação, os estudantes egressos do curso de Jornalismo Uninta conseguem se inserir no mercado de trabalho com tranquilidade. As disciplinas de estágio são uma importante ponte que conectam os estudantes do nosso Centro Universitário com o emprego na área. Por isso, para celebrar a entrada do estudante no campo de trabalho, o curso organiza um momento solene com a participação dos representantes das empresas, estudantes e seus familiares. Trata-se da Cerimônia do Blazer do curso de Jornalismo.

O Centro Universitário ainda oferece cursos de pós-graduação nas áreas de comunicação e gestão, permitindo ao estudante continuar sua capacitação profissional, especializando-se com a mesma qualidade pedagógica do Uninta.

Você pode gostar

O Maracanã assegurou sua vaga após vencer o Horizonte tanto na ida quanto na volta
O ex-jogador ressaltou que ela a foto foi inadequada para o contexto da derrota na Libertadores
Zelensky expressou desejo de ver Donald Trump, como um parceiro mais ativo na resolução do conflito com a Rússia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *