Projeto itinerante leva inclusão escolar a sério e capacita professores sobre TDAH

A proposta visa formar educadores com técnicas modernas para garantir a iclusão de alunos com TDAH
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A preparação de professores para lidar com estudantes diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ganhou um reforço importante com um projeto itinerante da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). A proposta é simples, mas ambiciosa: formar educadores com técnicas modernas de inclusão e neuroeducação para garantir que alunos com TDAH tenham acesso real e efetivo ao aprendizado.

A iniciativa, batizada de TDAH Levado a Sério na Escola, já passou por São Paulo e, neste sábado, chegou ao Rio de Janeiro, oferecendo oficinas práticas voltadas a professores do ensino fundamental das redes pública e privada. O projeto deve percorrer ainda os estados do Pará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná nos próximos meses.

A psicóloga clínica Iane Kestelman, fundadora da ABDA, destaca que o desafio central está em romper com a exclusão silenciosa que muitos estudantes com TDAH enfrentam no dia a dia escolar. “Por conta dos sistemas primários desse transtorno, [os alunos] apresentam uma dificuldade muito grande de sustentar atenção, uma impulsividade e uma hiperatividade, que, muitas vezes, impactam, de forma muito negativa o desempenho escolar”, explica. Ela lembra que a atenção é uma das capacidades mais essenciais para o desenvolvimento pessoal e social.

A dificuldade de engajamento e assimilação de conteúdo é apenas parte do problema. Sem o suporte adequado, esses alunos repetem de ano, se desmotivam e, em muitos casos, abandonam os estudos. Para Iane, o déficit vai além da sala de aula: “Não só no campo do TDAH, como de outros transtornos, existe uma dificuldade incrível no sentido de oferecer esse suporte aos professores, de como lidar com esses alunos”.

O projeto também chama atenção para o descumprimento da Lei 14.254/2021, que determina ações de inclusão para todos os estudantes com transtornos de aprendizagem, do ensino infantil ao médio. “Infelizmente, isso não vem acontecendo. Nosso maior ideal é que esse país esteja finalmente cumprindo essa lei”, afirma Iane.

Com cerca de 6% da população mundial afetada pelo TDAH, segundo a Organização Mundial da Saúde, a capacitação de educadores não é apenas uma medida pedagógica, mas um passo essencial para garantir o direito à educação plena. O projeto da ABDA se firma como um caminho concreto para transformar a realidade de milhares de alunos, apostando na formação dos profissionais que os acompanham todos os dias.

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