Restrição de celulares nas escolas amplia debate sobre uso consciente de tecnologia

O estudo revelou que apenas uma parcela dos responsáveis adota medidas de proteção
Compartilhe

A recente aprovação de um projeto de lei pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em escolas públicas e privadas a partir do ano letivo de 2025, trouxe à tona a discussão sobre o impacto da tecnologia na rotina de crianças e adolescentes. Além do ambiente escolar, especialistas alertam para a necessidade de cuidados no uso da internet também dentro de casa.

Segundo o levantamento TIC Kids Online Brasil (2024), realizado pela Unesco e Cetic.br, 93% das crianças e adolescentes brasileiros entre 9 e 17 anos utilizam a internet, o que equivale a 24,5 milhões de jovens. Apesar do alto índice de conectividade, o estudo revelou que apenas uma parcela dos responsáveis adota medidas de proteção, como bloqueio de sites (34%), controle sobre aplicativos baixados (32%) e restrição do tempo de uso (24%).

Para Valdir Gugiel, diretor do Centro Marista de Defesa da Infância, o papel dos pais e responsáveis na educação digital é essencial para prevenir impactos negativos no bem-estar das crianças. “Assim como ensinamos nossas crianças a não falar com estranhos na rua, precisamos orientá-las sobre como se comportar na internet”, afirmou. Ele destaca que o uso inadequado da tecnologia pode levar a problemas físicos e emocionais e defende o debate sobre o uso consciente de dispositivos e a violência digital.

O estudo também apontou que 29% dos jovens já enfrentaram situações ofensivas no ambiente virtual. Entre esses, 31% procuraram apoio de pais ou responsáveis, enquanto 13% preferiram não contar a ninguém. A gerente do Centro Marista de Defesa da Infância, Bárbara Pimpão, ressalta que essas situações podem evoluir para casos graves de cyberbullying, com consequências como baixa autoestima, ansiedade e insônia.

A entidade sugere medidas práticas para os responsáveis, como monitorar o uso de dispositivos, conversar sobre os riscos do contato com estranhos e explorar juntos conteúdos que promovam a conscientização. O debate sobre a regulamentação do uso da tecnologia busca equilibrar o acesso ao mundo digital com a saúde e segurança das novas gerações.

Você pode gostar

O ex-deputado internado na UTI e se recuperava de uma queda em seu apartamento na capital cearense
O prazo, que começou em 1º de janeiro, visa garantir a regularidade no pagamento dos proventos
Ex-Globo vai atuar no departamento de esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade