O Centro Universitário Uninta realizou nesta segunda-feira (27) mais uma edição da sua tradicional capacitação docente, promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prodeg) com o apoio da Clínica de Psicopedagogia. O evento teve como objetivo discutir aspectos jurídicos e institucionais do capacitismo, suas tipologias e alternativas pedagógicas para um ensino mais inclusivo. A programação aconteceu no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e reuniu professores da instituição em um dia de aprendizado e reflexão.
A abertura do evento contou com um momento de fé e reflexão conduzido pelo capelão do UNINTA, Pr. Carpegiane Santos Neves, seguido por uma mensagem de agradecimento do Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Pós-Doutor Rômulo Carlos de Aguiar, que destacou a importância da iniciativa para os docentes.
A programação incluiu uma palestra ministrada pelo Prof. Me. Marcos Alberto de Oliveira e uma mesa-redonda mediada pela Profa. Denise Diniz, que abordou as Metodologias Ativas Inclusivas no Ensino Superior. Durante a tarde, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos em três oficinas temáticas. O Prof. Alexandre Carvalho conduziu um treinamento sobre o uso de ferramentas para metodologias ativas inclusivas, enquanto a Clínica de Psicopedagogia promoveu estudos de caso sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
A capacitação proporcionou aos professores um espaço de troca de experiências e atualização profissional, reforçando o compromisso do Uninta com um ambiente educacional mais acolhedor e equitativo. A instituição reafirma a importância das metodologias ativas como ferramentas fundamentais para tornar a aprendizagem mais engajada e acessível a todos os estudantes.