Universidades federais oferecem curso sobre relações étnico-raciais

Cada universidade segue um calendário próprio para as inscrições
Compartilhe

Profissionais da educação básica têm até 5 de fevereiro para se inscrever no curso de extensão em Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Com 150 mil vagas disponíveis, a iniciativa busca fortalecer práticas pedagógicas voltadas à população negra e comunidades quilombolas.

O curso, promovido em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), será ministrado por dez instituições de ensino superior. Cada universidade segue um calendário próprio para as inscrições. A Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebem matrículas até 3 de fevereiro, enquanto a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) encerra o prazo no dia 5 do próximo mês. Já o Instituto Federal de Goiás (IFG) manterá as inscrições abertas até o preenchimento total das vagas.

Com carga horária de 120 horas, as aulas terão início em março e serão organizadas em quatro módulos temáticos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro, Culturas e Territorialidades, Educação Antirracista na Prática e Gestão Democrática para a Diversidade. A formação será conduzida em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Os interessados podem acessar a lista completa das instituições participantes e obter mais informações no site oficial da Capes. A iniciativa busca fortalecer práticas educacionais inclusivas e promover o debate sobre diversidade étnico-racial no ambiente escolar, contribuindo para a formação de uma educação mais democrática e antirracista.

Você pode gostar

Prognóstico divulgado nesta quarta-feira (22) também aponta probabilidades de cenários abaixo e acima da média na quadra chuvosa
Agentes usaram uma micro retífica para abrir a panela de maneira segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade