Pode haver 2 mil novas infecções por HIV todos os dias globalmente devido aos cortes da USAID, segundo a agência de AIDS das Nações Unidas nesta segunda-feira (24).
“Se a Assistência dos EUA não for restaurada e substituída por outro financiamento – e não ouvimos falar de outros governos se comprometendo a preencher a lacuna – haverá mais 6,3 milhões de mortes relacionadas à AIDS – nos próximos 4 anos”, comentou Winnie Byanyima, diretora executiva da UNAIDS, a repórteres em Genebra nesta segunda-feira (24).
Entenda o que é a USAID
A USAID foi criada em 1961 sob a administração do Presidente John F. Kennedy e é o braço humanitário do governo dos EUA.
A agência distribui bilhões de dólares anualmente em todo o mundo para aliviar a pobreza, tratar doenças e responder à fome e às catástrofes naturais.
Promove também a construção e o desenvolvimento da democracia, apoiando organizações não governamentais, meios de comunicação independentes e iniciativas sociais.
A USAID é uma ferramenta essencial de soft power dos Estados Unidos para promover relações com comunidades em todo o mundo, dizem as autoridades.
Os pilares da segurança nacional dos EUA são os “três D”: defesa, diplomacia e desenvolvimento, liderados, respectivamente, pelo Departamento de Defesa, Departamento de Estado e USAID.
Cerca de 60 funcionários seniores da agência de ajuda externa foram afastados na semana passada, acusados de tentar contornar a ordem executiva de Trump de congelar a ajuda externa durante 90 dias. Muitos outros funcionários juniores e contratados da agência também foram colocados em licença, disseram várias fontes à CNN.
No sábado (1°), o site da USAID foi desativado e uma nova página da agência apareceu no site do Departamento de Estado.
A conta no X da USAID também ficou offline no sábado, e uma fonte disse à CNN que todo o escritório de relações públicas da agência foi colocado em licença e seus sistemas foram bloqueados.
Fonte- CNN