Reino Unido diz que detectou gripe aviária em ovelha pela primeira vez

Caso foi diagnosticado após vigilância de rotina em criação de gado
Compartilhe

O governo britânico informou nesta segunda-feira (24) que a gripe aviária foi detectada em uma ovelha pela primeira vez no mundo. O caso registrado na Inglaterra adiciona mais um animal na lista de mamíferos que infectados pela doença.

Muitos mamíferos diferentes morreram em decorrência de infecção pela H5N1, conhecida como gripe aviária, ao redor do mundo. O grupo de animais inclui ursos, gatos, gado, cachorros, golfinhos, focas e tigres.

“O caso foi identificado durante uma rotina de vigilância em uma fazenda de gado na região de Yorkshire, onde a onde a gripe aviária altamente patogênica (H5N1) foi confirmada em outras aves em cativeiro”, explicou o comunicado do governo britânico.

Ainda não foram confirmados casos de transmissão entre os animais e humanos.

A ovelha que testou positivo para a infecção tinha sinais de mastite, uma inflamação do tecido mamário, mas nenhum outro sinal clínico, segundo comunicado do Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais do governo britânico e da Agência de Saúde Animal e Vegetal.

Ed Hutchinson, professor de virologia molecular da Universidade de Glasgow, disse que o fato do leite da ovelha também ter testado positivo sugere um paralelo com o surto de H5N1 que ocorre entre vacas leiteiras nos Estados Unidos. A gripe aviária se espalhou entre o gado dos EUA desde março do ano passado.

O professor também disse, no entanto, que no momento não há evidências de transmissão contínua das ovelhas e o caso parece ter sido contido. Apenas uma ovelha testou positivo para a infecção; e o animal foi sacrificado.

O governo afirmou que, embora isso tenha marcado a primeira vez que o H5N1 foi encontrado em uma ovelha, não foi a primeira vez que foi detectado em gado em outros países.

O governo acrescentou que não existem evidências que sugerissem um risco aumentado para a população de gado do país.

Fonte- CNN

Você pode gostar

A instituição foi representada pelo deputado federal Moses Rodrigues
O programa tem como objetivo transformar projetos científicos em negócios de base tecnológica
Tremores causaram destruição no no Sudeste Asiático nesta sexta-feira (28)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *