Netflix investe R$ 5 milhões na Cinemateca Brasileira para modernização da Sala Oscarito

Desde sua reabertura em 2022, a Cinemateca busca parceiros para viabilizar sua restauração completa
Compartilhe

A Netflix anunciou um patrocínio cultural de R$ 5 milhões para a Cinemateca Brasileira, tornando-se a primeira empresa privada a integrar o projeto de restauração, modernização e ampliação do complexo arquitetônico da instituição, localizada na zona sul de São Paulo. O investimento, viabilizado por meio da Lei Rouanet, será aplicado na reestruturação da Sala Oscarito, a primeira sala de projeção da sede atual da Cinemateca, inaugurada em 1997.

As obras incluem adequações às normas vigentes, melhorias nas instalações técnicas e modernização do sistema de climatização. O objetivo é garantir acessibilidade e implementar tecnologias que tornem o espaço mais eficiente e adequado às necessidades do público contemporâneo. Desde sua reabertura em 2022, a Cinemateca busca parceiros para viabilizar sua restauração completa, estimada em quase R$ 30 milhões.

A diretora-geral da Cinemateca Brasileira, Maria Dora Mourão, destacou a importância da revitalização da Sala Oscarito para reposicionar a instituição como um espaço de referência na exibição cinematográfica.

“Esse esforço não só contribui para preservar nosso patrimônio audiovisual, mas também reposiciona a Cinemateca como um espaço de referência na exibição cinematográfica e audiovisual”, destaca Maria Dora Mourão.

Além da modernização da Sala Oscarito, o projeto da Cinemateca prevê a recuperação de alvenarias, climatização de espaços técnicos e áreas de pesquisa, implantação de paisagismo e melhorias na acessibilidade. Empresas interessadas podem contribuir por meio dos mecanismos de incentivo fiscal disponíveis, enquanto pessoas físicas podem apoiar a iniciativa pelo Programa de Amigos da Cinemateca.

“É uma alegria contribuir para a revitalização de um espaço tão importante para a história do cinema brasileiro. Preservar a memória audiovisual é fundamental para manter viva a cultura brasileira, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem a riqueza de seu cinema. A Netflix sempre apoiou e seguirá apoiando o cinema nacional, investindo em tecnologia, infraestrutura e, principalmente, em histórias que refletem a diversidade e o talento do nosso País”, celebrou Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo da Netflix no Brasil.

Fonte- GCMAIS

Você pode gostar

O evento tem como objetivo informar a população, promover o acolhimento
Foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra um homem já detido na Unidade Prisional de Novo Oriente
Os sistemas já estão disponíveis para uso em plataformas populares da empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade