Após o resgate, os pássaros foram entregues à ONG.
A ação ocorreu após a composição do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) da PMCE receber uma denúncia sobre uma criação de pássaros silvestres em uma casa no município. No local, os PMs foram recebidos por um morador da residência e constataram a veracidade da acusação e encontraram 10 aves silvestres, sendo: um corrupião, quatro campinas, dois caboclinhos, um sabiá, um laço de fita e um papa-capim, espécie ameaçada de extinção.
A proprietária da residência não estava no local e foi notificada. Após o resgate, os pássaros foram entregues à ONG, onde eles passarão por um período de triagem e cuidados de profissionais para em seguida serem devolvidos à natureza.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o telefone (88) 3639-4111, da Delegacia Municipal de Varjota. O sigilo e o anonimato são garantidos.