O assunto dominou as redes sociais especialmente no X, antigo Twitter
Neste domingo (10), a proposta de extinguir a jornada de trabalho 6×1 — seis dias de trabalho para um dia de descanso — dominou as discussões nas redes sociais, especialmente no X, antigo Twitter. A proposta de mudança, que prevê o fim desse regime, foi apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e tem gerado ampla mobilização online.
A deputada vem intensificando o diálogo nas redes para obter apoio entre os parlamentares, buscando alcançar as 171 assinaturas necessárias para oficializar a tramitação da PEC. Até agora, Hilton conseguiu a metade do apoio necessário. Para ela, a escala 6×1 impede que os trabalhadores tenham uma vida digna e limita a possibilidade de descanso e convivência familiar. “A escala 6×1 é uma prisão e é incompatível com a dignidade do trabalhador”, declarou em uma postagem recente.
A mobilização também conta com o apoio do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ). O movimento, que coleta assinaturas em apoio ao fim do 6×1, já ultrapassou 1,3 milhão de apoiadores em uma petição online, reforçando a pressão sobre os parlamentares.
Atualmente, a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) definem que a jornada máxima de trabalho deve ser de 44 horas semanais, com possibilidade de compensação de horários por acordo coletivo. Contudo, o movimento liderado pela PEC defende que a jornada de seis dias compromete a qualidade de vida do trabalhador e limita o acesso a novas oportunidades.