Na manhã deste sábado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se despediu da presidência do Senado destacando a defesa da democracia como um dos principais legados de seus quatro anos à frente da Casa. Em conversa com jornalistas antes da sessão preparatória para a escolha do novo presidente, Pacheco ressaltou a importância da união do Senado em momentos de ataques ao sistema democrático e à verdade dos fatos.
O senador enfatizou o papel fundamental da imprensa na garantia de uma informação correta, especialmente durante a pandemia de covid-19 e as eleições presidenciais de 2022. Segundo ele, tempos marcados por desinformação e disseminação de fake news exigem um jornalismo livre e comprometido com a verdade.
Ao agradecer os colegas senadores, Pacheco destacou a produtividade do Congresso na aprovação de projetos, reformas e marcos legislativos essenciais para o país. Ele também reconheceu a parceria com a Câmara dos Deputados, ressaltando a relação respeitosa com o presidente Arthur Lira (PP-AL) e a colaboração entre os poderes Executivo e Judiciário para a concretização de avanços legislativos.
O agora ex-presidente do Senado finalizou sua despedida mencionando os desafios enfrentados ao longo dos últimos anos e a importância da cooperação institucional para fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento do país.