Sonia Guajajara é eleita presidente de fundo indígena Latino-americano

Compartilhe

É a primeira vez que um representante brasileiro assume a presidência do fundo

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi eleita presidente do Conselho Executivo do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Filac) nesta quarta-feira (29), durante uma assembleia geral. É a primeira vez que um representante brasileiro assume a presidência do fundo, que inclui países da América Latina, Portugal, Espanha e Bélgica.

O Filac promove o apoio e o desenvolvimento de 826 povos indígenas latino-americanos, representando uma população estimada em 58,2 milhões de pessoas. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que Sonia Guajajara “trabalhará em estreita colaboração com governos e representações para impulsionar o desenvolvimento dos povos indígenas em prol de um país e de uma região que sejam mais justos, sustentáveis, equitativos e solidários”.

Sonia Guajajara, oriunda do povo Guajajara/Tenetehára, é uma ativista reconhecida pelos direitos dos povos indígenas e a primeira mulher indígena a ser nomeada ministra de Estado no Brasil. Sua eleição como presidente do Filac representa um marco significativo para a representatividade indígena no cenário internacional e para o fortalecimento das políticas de desenvolvimento e inclusão dos povos indígenas na América Latina e Caribe.

Você pode gostar

Uninta) é uma das cerca de 80 instituições de ensino superior brasileiras que aderiram à iniciativa UNAI
O anúncio foi feito durante a nomeação de quatro servidores do Saae aprovados em concurso na gestão anterior
Decisão foi anunciada na manhã desta quinta-feira (20). Festejos foram cancelados em respeito ao luto pelo assassinato de Natany Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade