Conitec aprova incorporação de medicamento para câncer em crianças no SUS

Compartilhe

A aprovação do medicamento está condicionada à manutenção do desconto oferecido pela empresa fabricante

O medicamento Qarziba (betadinutuximabe), voltado para o tratamento de crianças com neuroblastoma, um tipo raro e agressivo de câncer, recebeu parecer favorável para ser incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação foi emitida pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) e agora segue para a fase final de avaliação. O relatório será encaminhado ao Ministério da Saúde para orientar a decisão final sobre a inclusão do tratamento no SUS.

A aprovação do Qarziba está condicionada à manutenção do desconto oferecido pela empresa fabricante. O alto custo do tratamento é um dos principais desafios para sua incorporação em sistemas de saúde ao redor do mundo. No entanto, a imunoterapia tem sido vista como uma alternativa promissora, capaz de aumentar a expectativa de vida e as chances de remissão em crianças com neuroblastoma. Estudos analisados pela Conitec apontam um aumento de 34% na expectativa de sobrevivência e de 29% na chance de remissão da doença.

O neuroblastoma é o terceiro tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes, afetando principalmente bebês e crianças de até cinco anos de idade. Embora raro, o tumor apresenta alta letalidade, com cerca de 50% das crianças diagnosticadas com a forma mais agressiva da doença morrendo em até cinco anos. O Qarziba, administrado por infusão, é indicado para pacientes que já passaram pela quimioterapia, atualmente ofertada no SUS, e pode beneficiar cerca de 55 crianças por ano.

A atual gestão do Ministério da Saúde tem priorizado a incorporação de tecnologias com base em evidências científicas. Desde 2023, já foram incorporadas 46 novas tecnologias no SUS, incluindo tratamentos para doenças raras e câncer. A análise inicial para o Qarziba havia sido negativa, devido ao alto custo. No entanto, com novas propostas de preço, a Conitec reviu sua posição e recomendou a incorporação, desde que os custos sejam adequados e haja um acordo com estados e municípios para garantir o desconto oferecido pelo fabricante.

O neuroblastoma, que se origina de células nervosas presentes durante a formação de órgãos e tecidos, afeta principalmente as glândulas adrenais, localizadas acima dos rins, mas também pode surgir em outras áreas do corpo, como abdômen, tórax ou pelve. A incorporação do Qarziba ao SUS representa um avanço no tratamento de uma doença que, embora rara, traz grandes desafios para o sistema de saúde e para as famílias afetadas.

Você pode gostar

O equipamento era pilotado pelo neto, Evandro Dantas, que decidiu utilizá-lo para “visitar” o avô de forma diferente enquanto ele descansava na calçada de casa
O número de infectados saltou de 82 mil para 99 mil
Mais de 700 profissionais iniciarão suas atividades ainda no primeiro semestre do ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade