Farmácia Popular avança e amplia acesso a medicamentos nas regiões mais vulneráveis

O programa busca reduzir as desigualdades regionais e ampliar a assistência farmacêutica em pequenos municípios
Compartilhe

O programa Farmácia Popular, revitalizado em 2023 pelo Ministério da Saúde, vem promovendo avanços significativos no acesso a medicamentos em todo o Brasil, especialmente em municípios de maior vulnerabilidade social. Desde a reabertura para o credenciamento de novas farmácias e drogarias, mais de 444 cidades passaram a integrar o programa pela primeira vez, beneficiando cerca de 230 mil pessoas em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Com 94% dos novos credenciamentos concentrados no Norte e Nordeste, o programa busca reduzir as desigualdades regionais e ampliar a assistência farmacêutica em pequenos municípios. Até 2024, o orçamento do Farmácia Popular cresceu para R$ 3,6 bilhões, com previsão de atingir R$ 4,2 bilhões em 2025, marcando o maior investimento já registrado em sua história.

A inclusão de novos medicamentos, como os indicados para colesterol alto, Parkinson e glaucoma, também tem sido um marco importante. Em 2024, 95% dos itens oferecidos pelo programa tornaram-se gratuitos, medida que já alcançou mais de 4,5 milhões de brasileiros. Beneficiários do Bolsa Família, por sua vez, têm acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis.

Com 31 mil farmácias credenciadas e a meta de universalizar o programa para 93% do território nacional, o Farmácia Popular reforça o compromisso do governo federal em promover a equidade na saúde e assegurar qualidade de vida para a população em áreas historicamente desassistidas.

Você pode gostar

Prognóstico divulgado nesta quarta-feira (22) também aponta probabilidades de cenários abaixo e acima da média na quadra chuvosa
Agentes usaram uma micro retífica para abrir a panela de maneira segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade