Bebês prematuros (gestação até 29 semanas), que apresentem algum problema pulmonar crônico, ou ainda cardiopatas, são alvos de atenção especial do Hospital Regional Norte (HRN), que expandiu ambulatórios e conta com uma equipe multiprofissional para protegê-los contra vírus.
O objetivo é proteger crianças contra infecção grave associada ao vírus sincicial respiratório (VSR), que pode afetar os pulmões e os brônquios. A imunização é feita a partir da aplicação do anticorpo palivizumabe e teve início ano passado. O segundo ciclo começou em fevereiro deste ano e já protegeu 82 crianças.
A informação é da coordenadora de enfermagem da neonatologia do HRN, Cristiane Lemos. ” Nós garantimos a imunização desses bebês de alto risco para que eles não tenham nenhum quadro infeccioso respiratório nesse período, sem precisar de reinternação”, disse a enfermeira.

Na maior parte dos casos, o vírus é responsável pelo aparecimento de bronquiolite aguda (inflamação dos bronquíolos) e pneumonia, especialmente em bebês prematuros no primeiro ano de vida.
O Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, é administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Para essa imunização, conta com dois ambulatórios e uma equipe multiprofissional.