Pelo menos 11 capitais não vão ampliar faixa etária de vacina contra dengue

O esquema de vacinação prevê duas doses com intervalo de três meses entre elas
Compartilhe

Mesmo com a liberação do Ministério da Saúde para expandir a faixa etária da vacina contra a dengue devido à proximidade do vencimento de algumas doses, 11 capitais decidiram manter a imunização apenas para adolescentes de 10 a 14 anos. Entre elas estão Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, São Paulo, Salvador e Vitória. As prefeituras e o Distrito Federal justificaram a decisão alegando que não há doses com vencimento iminente.

No Rio de Janeiro, a faixa etária já havia sido ampliada em janeiro, permitindo a vacinação de jovens entre 10 e 16 anos. Porto Velho, por sua vez, informou que todas as doses recebidas já foram aplicadas e aguarda reabastecimento pelo Ministério da Saúde.

Aracaju, que tem a maior cobertura vacinal entre as capitais que reportaram dados, já aplicou 19.488 das 20.327 doses recebidas, atingindo 69,9% do público-alvo. Em contrapartida, Belém apresenta uma baixa adesão, com apenas 10,63% das doses aplicadas, o que equivale a menos de 9 mil pessoas imunizadas.

O esquema de vacinação prevê duas doses com intervalo de três meses entre elas, mas a adesão à segunda dose tem sido um desafio. Salvador, por exemplo, aplicou mais de 95 mil vacinas, mas apenas 12% do público-alvo completou o esquema vacinal. Em Natal, mais de 10 mil pessoas deveriam ter tomado a segunda dose, mas ainda não compareceram aos postos de saúde. A situação é ainda mais crítica em Belo Horizonte, onde apenas 16,35% do público tomou a segunda dose.

No Recife, a taxa de imunização também preocupa. Apenas 24,8% da população-alvo recebeu a primeira dose e apenas 6,5% completou o esquema. As duas maiores cidades do país também registram desafios semelhantes. No Rio de Janeiro, quase 240 mil doses foram aplicadas, mas apenas 68 mil jovens estão completamente imunizados, o que representa 20% do público-alvo. Em São Paulo, foram aplicadas mais de 274 mil primeiras doses, mas menos de 140 mil jovens completaram o esquema vacinal.

Você pode gostar

Apesar de queda em relação a 2024, números indicam que 2025 ainda pode se tornar o segundo ano com mais casos da doença
Os cientistas da NASA utilizaram uma abordagem que vai além da simples medição da temperatura do ar.
Projeto em estudo pode beneficiar até 60 milhões de brasileiros – parte deles, com a gratuidade total. Custo da medida, de R$ 4,45 bilhões, será dividido entre os demais consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade