A ação ocorreu dentro da programação da II Semana Municipal de Conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A carteirinha municipal deverá ser disponibilizada em breve, após a edição de decreto do Poder Executivo regulamentando a sua emissão, que deverá ser feita pela Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Casa do Cidadão. A pasta já é responsável pela emissão dos passes livres para pessoa com deficiência e pessoa idosa, documento que garante a gratuidade no transporte público. Por meio de Lei, o município já havia instituído a Política Municipal para Pessoas com TEA e suas famílias.

Com iniciativa da Organização Mães Amigas, e realizada entre os dias de 28 de março e 2 de abril, a II Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) contou com parcerias. Com o tema “Não preciso do seu preconceito, quero seu respeito”, os grupos buscam dar visibilidade às lutas das pessoas com TEA. Para isso, a programação contou com seminários, exposição fotográfica, encontro das famílias autistas, amostra de pesquisa sobre o TEA, lançamento da carteira de identificação do autista, caminhada e manhã de lazer.
Na ação, o Poder Público é representado por meio das secretarias dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), da Saúde (SMS), da Educação (SME) e da Cultura e Turismo (Secult).