Uma pesquisa recente revelou que a inteligência artificial (IA) já faz parte do cotidiano de muitas empresas, especialmente no setor de marketing. Entre os profissionais entrevistados na área, 80% afirmaram utilizar ferramentas baseadas em IA em suas rotinas diárias.
O crescimento do investimento nessa tecnologia tem sido impulsionado por grandes empresas como Meta e Microsoft, que destinam recursos para a incorporação de funcionalidades automatizadas em seus produtos. A pesquisa “Decodificando os desafios da IA no mercado de publicidade digital”, conduzida pelo IAB Brasil em parceria com a Nielsen, revelou que a adoção da IA ainda é recente para muitas empresas, com 74% dos entrevistados nos primeiros anos de uso e 41% utilizando a tecnologia há um a dois anos.
No setor de marketing, as ferramentas de IA são aplicadas principalmente na criação de conteúdo, correspondendo a 71% do uso, seguida pela análise de dados e insights, com 68%, e otimização de campanhas, com 53%.
A tendência é que o investimento em inteligência artificial continue crescendo. Segundo a pesquisa, 44% dos entrevistados afirmaram que pretendem aumentar o orçamento destinado à tecnologia, mesmo sem uma estratégia completamente definida.