Impressora 3D de metal realiza primeira impressão no espaço

Compartilhe

A intenção é que a impressora possa suprir as necessidades dos astronautas em futuras missões

Em agosto, a Agência Espacial Europeia (ESA) completou com êxito a primeira impressão 3D em metal no espaço. A impressora, enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) no início deste ano, abriu novas possibilidades para o suporte de missões espaciais de longa duração. O objeto impresso, junto com mais três produtos planejados, será enviado de volta à Terra para uma análise detalhada de qualidade. A intenção é que a impressora possa suprir as necessidades dos astronautas em futuras missões, imprimindo peças e equipamentos essenciais sob demanda.

Com as missões espaciais se expandindo para destinos mais distantes, como a Lua e Marte, o reabastecimento de peças diretamente da Terra se torna mais difícil. A capacidade de fabricar componentes no próprio espaço seria uma solução crucial, diminuindo a dependência de envios terrestres. Esse avanço tecnológico poderia garantir que os astronautas tenham as ferramentas e peças necessárias à disposição, sem precisar esperar por uma entrega de meses.

A impressora foi desenvolvida pela Airbus em colaboração com diversos parceiros, incluindo a Cranfield University, no Reino Unido, responsável pelo design do processo de fusão a laser e outros componentes-chave do equipamento. A supervisão das operações de impressão ficou a cargo do CNES, a agência espacial francesa, que gerencia o controle de cargas na ISS.

Você pode gostar

Agentes são de Santo André, na Grande São Paulo
Mesmo diante dos claros indícios de fraude, INSS não tomou medidas suficientes para combater os desvios e seguiu assinando acordos com associações e sindicatos que descontavam valores dos beneficiários.
Apenas um quarto deles alcança nível adequado no 4º ano do fundamental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade