Nesta segunda-feira (13), milhões de estudantes brasileiros saberão o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado. As notas, aguardadas com ansiedade, serão divulgadas a partir das 10h (horário de Brasília) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em coletiva de imprensa, os principais dados do exame também serão apresentados.
Com as notas em mãos, os candidatos poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. As inscrições para o Sisu terão início no dia 17 de janeiro e estarão abertas até o dia 21, sendo realizadas exclusivamente pela internet. O edital prevê uma única etapa de seleção, na qual os candidatos podem optar por até duas vagas. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
Além do Sisu, os participantes do Enem poderão utilizar suas notas para concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou para solicitar financiamento de cursos em instituições privadas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Prouni oferece bolsas integrais ou parciais (50%) para candidatos que obtiverem ao menos 450 pontos na média das provas e não zerarem a redação. Já o Fies disponibilizará 112 mil novas vagas em 2025, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.
Com a divulgação das notas, inicia-se um período decisivo para estudantes que almejam uma vaga no ensino superior, seja em instituições públicas ou privadas. O Enem continua sendo uma ferramenta fundamental para democratizar o acesso à educação e criar oportunidades em diferentes áreas do conhecimento.