Prefeito de Fortaleza participa de festa sem máscara
Sarto Nogueira esteve na festa de casamento da filha de Elpídio Nogueira, irmão e secretário municipal.
O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, participou de uma festa de casamento no fim de semana com várias pessoas sem máscara em Jericoacoara, destino turístico no litoral cearense. Nesta terça-feira (24), após circularem imagens da festa nas redes sociais, Sarto pediu desculpa pelo “descuido”.
“No último fim de semana fui ao casamento de minha sobrinha. Embora eventos sociais estejam liberados para até 200 pessoas em locais abertos, como no caso, e todos tenham testado negativo para Covid-19 ou tomado as duas doses da vacina, a meu exemplo, muitos estavam sem máscara. A verdade é que a pandemia nos afeta já há bastante tempo e, por vezes, descuidamos. Mas, como homem público, tenho de dar exemplo, sobretudo na minha condição de médico e prefeito. Por isso, meu sincero pedido de desculpas”, publicou o prefeito nas redes sociais.
Na postagem, o prefeito também falou sobre o avanço da vacinação na capital e ressaltou que “não é hora de ser imprudente”. “O coronavírus ainda é um risco real para cada um de nós e os protocolos valem para todos”, disse.
O casamento foi da filha de Elpídio Nogueira, irmão de Sarto e secretário municipal da Cultura em Fortaleza. Outros políticos estiveram presentes no evento.
Os eventos com até 200 pessoas em locais abertos estão liberados no Estado, conforme o decreto em vigor contra a propagação da Covid-19. Porém, é necessário que as medidas sanitárias sejam cumpridas, entre elas está a obrigatoriedade da máscara de proteção durante a festa, o que não foi cumprido pelo gestor municipal e os convidados.
Na noite de segunda-feira, após as imagens da festa começarem a ser compartilhadas, Elpídio Nogueira se pronunciou nas redes sociais e fez alguns esclarecimentos sobre a festa da filha que, segundo ele, chegou a ser cancelada três vezes por causa dos protocolos do comitê de combate ao novo coronavírus.
O secretário da cultura de Fortaleza informou que a cerimônia foi realizada ao ar livre, foi exigida a apresentação do cartão de vacinação e todos os convidados foram testados.
“Já vi alguns comentários maldosos e desinformados, então fica aqui esse esclarecimento: 1. Cerimônia realizada ao ar livre (Jericoacoara). 2. Foi exigida a apresentação de cartão de vacinação Covid-19 para todas as pessoas que estão participariam. 3. No domingo pela manhã todas as pessoas fizeram teste swab (cerca de 140 pessoas) 4. Todas as pessoas testaram negativo para Covid-19 5. Além disso, a festa foi em ambiente aberto com número de pessoas abaixo do permitido no decreto em vigor.6. Teste de temperatura no acesso ao local e disponibilidade de álcool gel para todos. Dito isso, desejo muitas felicidades aos recém-casados”, publicou Elpídio Nogueira.
As imagens divulgadas nas redes sociais mostram o prefeito Sarto em pé em um salão, sem máscara, enquanto uma banda faz uma apresentação ao vivo. É possível perceber que, além do prefeito, os outros convidados que estão o local também não usam o acessório de proteção e o distanciamento social também não é cumprido.
As ações vistas na festa de casamento descumprem as medidas do protocolo para a realização de eventos em buffets no Ceará, divulgado pela secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no fim de julho.
Segundo as regras do protocolo, espaço para dança ou lounges estão proibidos. Se tratando do uso da máscara, todos os convidados (participantes), colaboradores e trabalhadores devem permanecer com o acessório de proteção durante todo o evento, sendo permitida sua retirada, exclusivamente, para ingestão de alimentos e bebidas. No caso dos noivos, também é permitido que eles fiquem sem máscara durante as fotografias.
Além disso, para eventos que envolvam apresentações artísticas, como ocorreu no casamento, o artista deve cumprir o distanciamento de dois metros, o não compartilhamento de equipamentos e instrumentos, e sem contato físico durante as apresentações.