Diretora da OMS faz alerta sobre quarta onda da Covid-19
Durante conferência no Congresso Brasileiro de Epidemiologia, a diretora Mariângela Simão, alertou acerca das variantes, que são mais transmissíveis.
Na ocasião ainda relatou sobre a vacinação e o efeito redutor que teve no número de mortes, porém há existe um descontrole em relação as variantes.
Um dos problemas para o controle de novas variantes é a falta de prevenção “O aumento da cobertura vacinal não influencia na higiene pessoal, mas tem associação com diminuição do uso de máscaras e distanciamento social. Além disso, há desinformação, mensagens contraditórias que são responsáveis por matar pessoas”, afirma a diretora-geral adjunta da OMS.
Mariângela Simão pontua fatores que podem influenciar na redução do número de casos: O primeiro é a imunidade populacional, resultante da vacinação e da imunização natural. O segundo é o acesso a medicamentos. O terceiro é como irão se comportar as variantes de preocupação e do quão transmissíveis elas serão. O quarto é a adoção de medidas sociais de saúde pública e a aderência da população a essas políticas.
Fonte: Isto é.