Frente Parlamentar propõe Conselho e Fundo de Combate ao Suicídio

Compartilhe

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, na manhã desta segunda-feira (30/09), no Auditório Murilo Aguiar, solenidade de encerramento da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção à depressão e combate ao suicídio.

Acerca do tema, o deputado estadual Evandro Leitão (PDT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, fez um balanço das ações realizadas na Casa e informou que o colegiado dará entrada em um projeto de indicação propondo a criação do Conselho e do Fundo Estadual da Saúde Mental do Ceará. De acordo com o parlamentar, estão sendo colhidas assinaturas de deputados para protocolar a propositura. “Iremos propor também que essa temática seja incluída no cotidiano da Assembleia. É preciso transformar isso em um programa permanente do Poder Legislativo”, ressaltou.

Leitão definiu como positivo o balanço das ações realizadas na AL durante todo o mês de setembro e destacou o papel da Casa no enfrentamento ao suicídio. “Nós temos o dever de nos dedicar ao tema. Nosso intuito é proporcionar uma saúde mental de qualidade para os cearenses”, pontuou.

A psicóloga Alessandra Xavier destacou a importância de as pessoas perceberem uma às outras para identificar sinais de depressão ou suicídio. “O processo de quem está entrando nesse estado é progressivo. Os sinais vão surgindo aos poucos. Quando dizemos que o suicídio é um problema de saúde pública e que necessita de ações Inter setoriais, nós sabemos que há a necessidade de qualificar todo o sistema, fortalecer a estratégia de pesquisa, assistência social e de ter a ciência de cuidar bem dos profissionais que cuidam da gente, como médicos e policiais”, observou.

Durante todo o mês de setembro, os deputados estaduais fortaleceram a luta em defesa da saúde mental, combate à depressão e prevenção do suicídio. Foram realizadas palestras, panfletagens, audiências públicas, visitas, mesas-redondas e sessão especial, atividades organizadas pela frente parlamentar, Ideia Certa, Comissão da Infância e Adolescência da AL, Comunicação Social, Departamento de Saúde, Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), Companhia de Guardas da Casa e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content