TiKTok e Free Fire, os mais baixados no Brasil em 2021
A App Annie divulgou, nesta quarta-feira (12), que o TikTok foi o aplicativo mais baixado no Brasil em 2021. A rede social de vídeos curtos ficou na frente do Shopee (2°), Kwai (3°), Instagram (4°) e WhatsApp (5°). As informações constam na pesquisa State of Mobile 2022, que mostra um levantamento completo do comportamento de usuários de smartphones no mundo todo.
O app que se notabilizou pelos desafios e dancinhas foi um destaque global por mais um ano. No Brasil, os usuários gastaram cerca de 20 horas por mês na rede social (em média), no último ano, um aumento de 44% em relação a 2020 (14 horas mensais). Se comparado com 2018, o aumento de horas gastas no TikTok no ano passado aumenta em incríveis 417%.
No mundo, o TikTok também aparece como grande destaque no ano recém-encerrado. A plataforma lidera no quesito downloads absolutos e em tempo gasto pelas pessoas. “É notável que o TikTok tenha visto a maior profundidade de engajamento ao longo de quatro anos e teve um ano de destaque em 2021, após um 2020 já recorde”, destacou a pesquisa sobre a rede social a nível global.
Tempo gasto e usuários no Brasil
Apesar de liderar o número total de downloads, o TikTok só aparece na 6ª colocação entre os apps que os brasileiros passaram mais tempo usando em 2021. O software que os brasileiros gastaram mais tempo foi o GloboPlay, seguido de Disney+ (2°), Google One (3°), Tinder (4°) e YouTube (5°).
No caso do maior número de usuários ativos mensais, o líder absoluto foi o popular WhatsApp. Na sequência, aparecem Facebook (2°), Instagram (3°), Facebook Messenger (4°) e TikTok (5°).
Ranking de games
Em relação aos games mobile, Free Fire foi o grande sucesso no Brasil em 2021. Ele foi o mais baixado nos celulares, ficando na frente de Roblox (2°), Coin Master (3°), Craftsman: Building Craft (4°) e 8 Ball Pool (5°).
Na lista de tempo consumido, o Battle Royale publicado pela Garena também aparece no topo. Já em relação ao número de usuários mensais ativos o campeão foi Roblox, que em agosto do ano passado chegou a alcançar 48 milhões de jogadores.
Fontes: App Annie – TecMundo