Sobral sediará III Conferência Municipal de Saúde Mental
Será realizado em formato digital, no dia 27 de janeiro.
Com a proposta do tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, o Conselho Municipal de Saúde de Sobral (CMSS).
O foco principal terá como eixo, “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será subdividido em 04 (quatro) sublixos.
I – Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania;
II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
A Conferência será fundamental para a construção de uma Política Nacional de Saúde Mental robusta no Sistema Único de Saúde. O evento servirá para reafirmar as leis e princípios que garantem os direitos dos usuários do SUS.
“A Conferência Municipal de Saúde Mental será um espaço amplo e democrático de discussão entre usuários, trabalhadores e gestores entono de propostas e estratégias de organização para o cuidado da população. O principal objetivo é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas em Saúde Mental para os próximos anos”. Destacou a Presidente do Conselho de Saúde de Sobral Leila Cristina Severiano