Capacete Elmo cearense é apresentado no XXI Curso Internacional de Medicina Intensiva del Adulto y del Niño

Compartilhe

O dispositivo de respiração assistida criado no Ceará, por meio de uma força-tarefa público-privada em 2020, é mostrado no município de Ica, no Peru.

O XXI Curso Internacional de Medicina Intensiva del Adulto y del Niño iniciado, nessa segunda-feira (6), no Peru, tem como convidado, o médico pneumointensivista, Marcelo Alcântara, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O profissional apresenta quatro temas científicos, além de participar de uma roda de perguntas. 

Capacete Elmo, tecnologia desenvolvida no Ceará, ganha o mundo apresentado em cursos de medicina (Foto: divulgação).

O idealizador do instrumento, que salvou diversas vidas da covid-19, já havia apresentado o Elmo em Portugal, e segue fora do Brasil, falando sobre o “case de inovação”. O evento do Peru se estenderá até o próximo sábado, dia 11. Também, participarão do evento, convidados médicos do Chile, da Argentina e do México.

O curso internacional é destinado a todos os profissionais de saúde, e objetiva fortalecer a Medicina Intensiva, integrando Ciência e tecnologia com a assistência em saúde. Marcelo Alcantara tem experiência em ensino e treinamento em suporte ventilatório mecânico em cursos regionais, nacionais e internacionais nesta área. Coordena, ainda, o Laboratório da Respiração (RespLab) no Centro de Biomedicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolve pesquisas nas áreas de Ventilação Mecânica e de Análises de Imagens do Tórax.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content