Demorou, mas chegou
O equipamento foi inaugurado há mais de 10 meses no dia primeiro de abril de 2022 e apenas nesta segunda-feira (27) recebeu seu primeiro voo comercial.
O Aeroporto Regional de Sobral, Luciano Arruda Coelho, recebeu na manhã desta segunda-feira (27), o voo inaugural que decolou de Fortaleza com sete passageiros às 5h40, pousou em Sobral às 6h40 e retornou à capital às 7h14 com quatro passageiros. O evento contou com a presença de autoridades como do governador Elmano de Freitas e do prefeito de Sobral Ivo Gomes.
A aeronave de pequeno porte, modelo Cessna Grand Caravan – PT ZWN, tem capacidade para 11 pessoas e é usado em voos ultrarregionais. A capacidade máxima da aeronave é de 14 ocupantes incluindo piloto, mas a legislação do Brasil permite apenas 11.
Os voos acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras com saída de Fortaleza às 5h40 com chegada prevista em Sobral às 6h45 e retorno para a capital às 7h10. O valor da passagem aérea custa em torno de R$ 343,00.
O equipamento, que custou aos cofres públicos R$ 70 milhões e está localizado a 13 quilômetro da zona urbana de Sobral, foi inaugurada dia primeiro de abril sem condições de operar porque o projeto precisava se ajustar aos parâmetros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além de ajustes na pista de pouso e decolagem faltava a sinalização de duas linhas de transmissão de energia, que estão localizadas a cerca de 3 quilômetros da pista de pouso, dentro do chamado cone de aproximação.