Saúde elabora plano de valorização das trabalhadoras do SUS
Mulheres já são mais de 60% entre os trabalhadores do sistema de saúde.
O Ministério da Saúde está planejando um programa de valorização para as trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a pasta, as mulheres já são mais de 60% entre os trabalhadores do sistema de saúde brasileiro.
“Somos 2 milhões de trabalhadoras no SUS. Esse será um programa chave da nossa gestão que não se resumirá a uma secretaria ou departamento. A questão da equidade de gênero e da luta pelo direito das mulheres em todas as dimensões pautará a nossa ação nos próximos anos”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, ao participar do debate online Mulher e Saúde Global, promovido pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cris/Fiocruz), no âmbito do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8).
Feminicídio
No evento foi destacado que a cada hora, quatro mulheres sofrem violência no país, e, a cada dia, mais de uma mulher morre em crimes que têm por alvo o fato de sermos mulheres. O Ministério da Saúde assumiu o compromisso com o cuidado integral às mulheres em todo o ciclo de vida – da infância ao envelhecimento.
Edição: Agência Brasil / Fernando Fraga