Grande volume de chuvas causam rompimento de barragens em Itapipoca
As duas barragens são particulares e localizadas Distrito de Severino, zona rural de Itapipoca, limite com Uruburetama, no Interior do Ceará.
O grande volume de chuvas que banham o estado do Ceará ainda causam estragos. No último sábado(8), duas barragens particulares se romperam, no Distrito de Severino, zona rural de Itapipoca, limite com Uruburetama, no Interior do Ceará. Ao todo, 12 casas ficaram alagadas, sendo nove delas evacuadas por questão de segurança.
Não houve feridos. As famílias já retornaram para suas residências, na manhã deste domingo (9), segundo o coordenador de Defesa Civil de Uruburetama, Cleyton Sampaio.
Ainda de acordo com Sampaio, as barragens ficam em área privada de Itapipoca, sendo uma de porte médio e outra de menor tamanho.
Uma terceira barragem de pequeno porte também ameaçava romper. Por isso, houve a remoção das famílias, que puderam retornar após o risco de novo rompimento ser descartado.
A chefe de Gabinete de Itapipoca, Cristina de Nascimento, afirmou que a gestão disponibilizou maquinário para reparo nas paradas e sangradouros das barragens.
Nas últimas 24 horas, choveu em 121 municípios do Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados foram atualizados até as 10h deste domingo. Na Região Norte, as maiores chuvas foram registradas em Coreaú (75mm), Cariré (73mm) e Forquilha (70mm).
Fonte : Diário do Nordeste