Registrato bate recorde de emissão de relatórios em 2023
O número representa um crescimento de 64% em relação a 2022, quando foram feitas 13,1 milhões de consultas
O Registrato, ferramenta do Banco Central (BC) que permite ao cidadão consultar seu relacionamento com as instituições financeiras, registrou um recorde de 21,5 milhões de relatórios emitidos em 2023. O número representa um crescimento de 64% em relação a 2022, quando foram feitas 13,1 milhões de consultas.
Segundo o BC, o aumento da procura se deve a dois fatores principais. O primeiro é a maior preocupação das pessoas em se proteger de fraudes e golpes, especialmente em tempos de pandemia. O segundo é a mudança na linguagem dos relatórios, que ficaram mais simples e acessíveis ao público, diminuindo a necessidade de buscar esclarecimentos nos canais do BC.
O Registrato oferece cinco tipos de relatório ao usuário:
• Chaves Pix em nome do cidadão;
• Empréstimos e Financiamentos (SCR), que mostra se alguém fez empréstimos em nome do cliente;
• Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS), que informa se alguém abriu contas em nome do cliente;
• Câmbio e Transferências Internacionais;
• Cheques sem Fundos.
O relatório mais procurado no Registrato foi o de Empréstimos e Financiamentos, com uma média de 700 mil documentos emitidos por mês em 2023. Em dezembro, esse relatório foi simplificado, unindo as versões resumida e detalhada.
Em janeiro de 2022, o Registrato também foi usado para a primeira rodada de consultas do Sistema de Valores a Receber, que revela se o cidadão tem valores esquecidos no sistema financeiro. A demanda foi tão alta que o BC criou uma página específica para esse serviço.
O BC informou que a reabertura do Sistema de Valores a Receber, em março de 2023, também contribuiu para o aumento da procura no Registrato, pois muitas pessoas confundiam os dois sistemas ou passavam a conhecer o Registrato após consultar o Valores a Receber.
O BC anunciou que pretende implementar duas melhorias no Registrato em 2024. A primeira é uma nova navegabilidade para o usuário, com mais acessibilidade. A segunda é uma notificação ao cliente em caso de abertura ou encerramento de conta em instituições autorizadas pelo BC. Essa novidade está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.