Kodak volta ao Brasil com duas câmeras instantâneas

Compartilhe

O modelo C300R (Mini Shot 3 Retro) e C210R (Mini Shot 2 Retro) da Kodak já estão à venda no Brasil.

A Kodak está voltando ao Brasil e anunciou o lançamento de duas câmeras instantâneas: a Mini Shot 2 Retro e Mini Shot 3 Retro. Os dois dispositivos são 2 em 1, ou seja, imprimem tanto fotos tiradas pelas câmeras quanto as que estão nos celulares.

Em evento realizado em São Paulo, representantes da Brazil Electronics (importadora especialista em marcas tradicionais) e Fast Shop (loja que venderá com exclusividade as câmeras) explicaram o retorno ao país da empresa centenária de fotografia.

Fernando Perfeito, diretor de Marketing e Vendas da Brazil Electronics, lembrou que a Kodak declarou falência em 2013 e que anos depois ela retornou com tecnologias proprietárias. A volta da companhia norte-americana contou com o “boom” das câmeras instantâneas, principalmente no Japão.

“A Kodak inventou a fotografia de varejo e tem uma história para contar. Então casou o momento de ter uma marca icônica, uma onda de relembrar bons momentos e, ao mesmo tempo, em que você tem produtos novos e inovadores. Foi a mistura perfeita para (a Kodak) retornar ao Brasil”, explicou o executivo.

Perfeito afirmou que mundialmente a linha de dispositivos já vendeu 6 milhões de unidades e que a expectativa para o Brasil é alta. As empresas estimam que haverá uma venda de 10 mil modelos de câmeras por mês até o final de 2024 por aqui.

“Trazendo a Kodak de volta para o Brasil, nós temos uma oportunidade de ter um mercado aberto. Esta é uma categoria de produtos [câmeras instantâneas 2 em 1] que ninguém tem. Se fossemos lançar uma televisão, concorreríamos com vários modelos. Baseado nisso e nos números de performance da Fast Shop que chegamos nesta projeção”, argumentou.

Para testar a novidade, o TecMundo recebeu uma Mini Shot 3 Retro. Ela imprime fotos em tamanho 3×3 polegadas (enquanto a Mini Shot 2 Retro imprime em 3 X 2) que foram registradas pela própria câmera ou ainda imagens que estão no seu celular. Para fazer essa integração, o eletrônico tem conexão bluetooth e é compatível com dispositivos iOS e Android.

A máquina fotográfica da Kodak tem 10 MP, visor LCD de 1,7 polegadas, cinco filtros para fotos, flash, espelho de selfie e autofoco. A resolução da foto é de 3872 pixels x 2592 pixels.

Segundo a Kodak, as fotos são impressas via dye sublimation (que utiliza calor para transferir a tinta sob a forma de gás para um papel especial) e por isso são protegidas contra impressões digitais e água. A companhia afirma que as fotos duram mais de 100 anos, inclusive. A tecnologia da impressão se chama 4Pass, que promete mais qualidade nas imagens e a recomendação é que as imagens para impressão tenham qualidade 1280 x 2448 pixels.

A Mini Shot 3 vem de fábrica com 8 folhas para impressão e o pacote à venda entrega mais dois cartuchos de 30 folhas cada. Ou seja, quem comprar o produto consegue imprimir pelo menos 68 fotos. Após o fim deste montante, é preciso comprar à parte as novas folhas que custam R$ 109,90 (caixa com 30).

E são dois os estilos de impressões: fotos com borda ou sem borda. Enquanto as primeiras mostram uma faixa branca ao redor da imagem, as fotos sem borda ficam “vazadas” no papel. Na hora da impressão, a foto vai e vem algumas vezes, já que a folha recebe primeiro a tintura amarela, depois a magenta, ciano e no final a foto é laminada.

A Mini Shot 3 Retro já está disponível nas lojas físicas e virtuais da Fast Shop por valores a partir de R$ 1,7 mil. A Kodak Mini Shot 3 é uma câmera bastante bonita que tem uma pegada vintage para os mais saudosistas. Ela funciona de maneira intuitiva, tanto o aplicativo quanto a própria câmera.

Realizar a troca dos cartuchos também é bem fácil. A Mini Shot 3 vem com oito folhas para impressão e depois disso é preciso trocar o cartucho para outro que tem dez folhas para impressão.

Só que apesar de fácil de mexer, a câmera da Kodak tem problemas. As fotos impressas da Mini Shot 3 deixam bastante a desejar no quesito qualidade. Além da falta de definição, as impressões estouram algumas cores como o branco. Confira, abaixo, alguns exemplos de registros impressos pela câmera:

Por tirar fotos com apenas 10 MP, imprimir as fotos que estão no seu celular, através do app, acaba se tornando uma opção muito melhor. As imagens acessadas via bluetooth ainda podem ser editadas no aplicativo para receber textos, stickers, molduras, colagens, entre outros recursos interessantes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content