Projeto de Lei propõe isenção de imposto de renda para aposentados e pensionistas com autismo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe

A proposta será analisada em caráter conclusivo

O Projeto de Lei 892/24, que propõe a isenção do imposto de renda sobre a remuneração de aposentadoria e pensão de pessoas com autismo ou seus representantes legais, está gerando discussões. Atualmente, a Lei 7.713/88 garante a isenção de imposto de renda para salários até o limite de R$ 1.903,98, válida para qualquer contribuinte, desde que tenha no mínimo 65 anos.

O deputado Saullo Vianna (União-AM), autor da proposta, argumenta que a realidade do autismo altera toda uma cadeia financeira, impactada pelo alto custo do tratamento e pela falta de iniciativa pública no auxílio às famílias. “O problema é de saúde pública, mas o objetivo é alertar para um problema socioeconômico de proporções relevantes para a previdência social a médio e longo prazo”, afirma.

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovada, seguirá direto para o Senado. Esta medida poderia trazer um alívio significativo para as famílias afetadas pelo autismo, que muitas vezes enfrentam desafios financeiros devido aos custos associados ao tratamento.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content