Encceja PPL 2024: inscrições se encerram na próxima sexta-feira

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Compartilhe

Durante esse período, é possível transferir ou excluir inscritos

O período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa (Encceja PPL) 2024 termina nesta sexta-feira (9). Os responsáveis pedagógicos dos órgãos de administração prisional e socioeducativa devem cadastrar os candidatos interessados através do Sistema PPL. Além disso, o dia 9 de agosto também é o prazo final para solicitar atendimento especializado ou tratamento por nome social. Durante esse período, é possível transferir ou excluir inscritos.

O Encceja PPL oferece a chance para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio de obter a certificação correspondente. As provas serão realizadas em unidades prisionais ou socioeducativas autorizadas e supervisionadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado, que tiveram até 2 de agosto para aderir ao exame junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para a edição deste ano, as provas serão aplicadas em 15 de outubro para o ensino fundamental e em 16 de outubro para o ensino médio, no horário de Brasília. A divulgação dos gabaritos está prevista para 28 de outubro, com os resultados finais saindo em 23 de dezembro. O exame, criado em 2002, visa corrigir o fluxo escolar atrasado dos participantes, permitindo que obtenham a certificação de conclusão dos ensinos fundamental ou médio.

O Encceja PPL 2024 cobrará disciplinas específicas para cada nível de ensino. Para o ensino fundamental, serão avaliadas ciências, história, geografia, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, educação artística, educação física e matemática. Já para o ensino médio, as provas incluirão questões de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, e suas respectivas tecnologias.

Para participar, os candidatos devem atender a critérios de idade mínima e não ter concluído o nível de ensino correspondente. Jovens interessados na certificação do ensino fundamental devem ter pelo menos 15 anos completos no dia da prova, enquanto aqueles que buscam a certificação do ensino médio precisam ter pelo menos 18 anos. A emancipação legal não altera essas idades mínimas.

O edital completo do Encceja PPL 2024 foi publicado no Diário Oficial da União e está disponível online para consulta.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content