Crescimento no ensino superior brasileiro atinge maior patamar

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
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É o maior patamar registrado nos últimos nove anos

O número de estudantes matriculados em cursos de ensino superior no Brasil cresceu 5,6% em 2023 em comparação com o ano anterior, atingindo 9,9 milhões de alunos, o maior patamar registrado nos últimos nove anos, segundo o Censo de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Esse avanço reflete tanto as matrículas em cursos presenciais quanto na modalidade de educação a distância (EaD), que, pela primeira vez, está próxima de ultrapassar a quantidade de estudantes dos cursos tradicionais.

Em 2023, os cursos EaD representaram 49% das matrículas totais, com 4,9 milhões de alunos. A diferença entre as duas modalidades é agora de apenas 150 mil matrículas, e as projeções do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicam que, até o final deste ano, os estudantes de EaD devem superar os dos cursos presenciais. Esse crescimento exponencial da modalidade a distância se acentuou após a pandemia de Covid-19 e, entre 2018 e 2023, o número de cursos EaD no Brasil aumentou em 232%.

O setor privado responde pela maior parte desse aumento, com 79,3% das matrículas em EaD concentradas nas instituições particulares, que registraram um crescimento de 7,3% de 2022 a 2023. Já as instituições públicas enfrentaram uma leve queda de 0,4% nas vagas ocupadas em cursos a distância no mesmo período. O diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, destacou que a expansão das matrículas é positiva, mas alerta para a necessidade de aprimorar a qualidade dos cursos EaD, que se tornaram essenciais para democratizar o acesso à educação superior no Brasil.

Outro ponto de destaque no Censo de 2023 foi a conclusão de cursos por alunos cotistas, que chegou a 51%, superando o índice de não cotistas, que ficou em 41%. Programas como o Prouni e o Fies foram apontados como fatores importantes para esses índices de conclusão. Além disso, 27% dos estudantes que concluíram o ensino médio em 2022 ingressaram no ensino superior em 2023. Os melhores resultados vieram de alunos das escolas federais e privadas, com 58% e 59% respectivamente, ingressando em faculdades e universidades no ano seguinte.

O cenário revela um movimento contínuo de inclusão no ensino superior, especialmente por meio do EaD, consolidando uma tendência de crescimento que aponta para novos desafios e oportunidades no setor educacional brasileiro.

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