A Transpetro, subsidiária da Petrobras, firmou contrato com o consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande e Mac Laren para a aquisição de quatro navios da classe handy. O acordo, assinado nesta segunda-feira (24), envolve um investimento de US$ 69,5 milhões por embarcação e faz parte do Programa de Renovação e Ampliação de Frota da companhia, cuja licitação foi lançada em julho de 2024.
Os novos navios serão empregados no transporte de derivados de petróleo ao longo da costa brasileira. A Petrobras destaca que essas aquisições ampliarão a capacidade de atendimento da Transpetro, reduzindo a dependência de afretamento desse tipo de unidade.
Com foco em inovação e sustentabilidade, as embarcações contarão com soluções que garantem maior eficiência energética e menor emissão de gases de efeito estufa. Além disso, terão a capacidade de operar com bunker ou biocombustíveis, o que permitirá uma redução estimada de 30% nas emissões em comparação com os atuais navios da frota, atendendo às normas da Organização Marítima Internacional (IMO).
Os novos equipamentos serão aptos ao transporte de produtos claros derivados de petróleo, como Diesel Marítimo, Diesel S10, Diesel S500 e gasolina de aviação (GAV). Além de atender à Petrobras, a Transpetro também presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e a outras empresas do setor de óleo e gás, possuindo uma carteira de mais de 160 clientes.
A aquisição dos navios integra o Programa de Renovação e Ampliação da Frota da Petrobras, inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que visa fortalecer a indústria naval brasileira. No total, a estatal planeja adquirir 44 embarcações, todas já contratadas ou em processo de licitação, com um investimento de R$ 23 bilhões destinados ao setor.