Na tarde desta segunda-feira (18/11), o nome de Virginia Fonseca foi atrelado a uma nova polêmica. Um documento reproduzido no X e no Instagram aponta a Virginia Influencer Ltda como suposta beneficiada por um auxílio do governo federal em cifras milionárias.
A coluna Fábia Oliveira mergulhou nas alegações feitas na internet e esclarece, em primeira mão, os detalhes dessa história. A empresa de Virginia teria sido beneficiada pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, o PERSE. O programa surgiu como uma ferramenta de incentivo às empresas durante o período da pandemia.
Em letras miúdas, com o programa, empresas como a de Virgínia receberam um respiro tributário para facilitar sua sobrevivência e retomada após a pandemia da Covid-19. Nas redes, uma planilha indica que a Virginia Influencer Ltda foi agraciada com consolidados R$4.5 milhões em abatimentos tributários.
Os dados causaram choque e revolta por conta do estilo de vida luxuoso e opulento da apresentadora do SBT. A coluna esclarece que a concessão do benefício, se real for, não encontra obstáculos no patrimônio de Virgínia. Isso porque o PERSE independe da saúde financeira da pessoa física que comanda a empresa.
Sempre atenta, esta colunista descobriu que a empresa Virginia Influencer Ltda está, sim, elegível para receber o benefício do governo federal. Uma das atividades desempenhadas pela empresa da influencer está prevista no rol daquelas que fazem jus à participação no PERSE.
Dentre as atividades que afirma desempenhar, a empresa de Virgínia alega atuar no segmento de produção de eventos, sonorização e iluminação. A coluna apurou que todas as referidas atividades integram setores prejudicados pela pandemia. Outra empresa que consta na lista que roda a internet é a Play9, do influencer Felipe Neto.
Apesar dos pormenores jurídicos e dos critérios para participação no programa, os dados da suposta lista têm causado revolta nas redes sociais. No X, antigo Twitter, internautas consideram a situação um “absurdo”.
A coluna entrou em contato com a assessoria de imprensa de Virgínia, que não se manifestou até o fechamento desta nota.
Fonte: Metrópoles.